Frutas

Cabeludinha Fruta: Para que serve, valor nutricional e benefícios

Por Alan Costa, em 19/02/2018 (atualizado em 28/07/2023)
beneficios da cabeludinha

A cabeludinha (Myrciaria glazioviana) é uma planta de origem brasileira, facilmente encontrada na região sudeste, principalmente nos estado de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Ela é conhecida também por guapirijuba, jabuticaba amarela, café cabeludo, vassourinha da praia e fruta cabeluda.

Quando amadurecem apresentam cor amarela, são globosos, com casca grossa e peluda. A polpa é translúcida, doce, suculenta e apresenta traços de acidez. Além disso, oarbusto prefere clima quentes, solos férteis, ricos em nutrientes, frequentemente regados. Sua propagação acontece por suas sementes, ou através da enxertia.

beneficios da cabeludinha

Valor nutricional da cabeludinha:

A cabeludinha são fontes ricas de várias vitaminas, minerais e compostos orgânicos essenciais, incluindo fibras dietéticas, proteínas, potássio, ferro, cálcio, vitamina A, vitamina C e as vitaminas da família B.

Benefícios da cabeludinha para saúde:

1. Saúde dos olhos:

Além de ser um fruto comestível e natural, apresenta um sabor agradável, levemente ácido e muito rico principalmente em vitamina C, a vitamina C promove a saúde geral do corpo, inclusive a saúde dos olhos, pois suas propriedades antioxidantes evitam doenças como a catarata.

2. Trata doenças cardiovasculares:

Como citado acima, a cabeludinha é rica em vitamina C. A vitamina C é um dos melhores Antioxidantes que há, devido as suas propriedades, ela ajuda a diminuir o acúmulo do colesterol nas artérias, ajuda a prevenir e combate a arteriosclerose e a hipertensão arterial. portanto, o consumo  ajuda a diminuir o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como o temido infarto do miocárdio.

3. Melhora o humor:

Foi altamente comprovado que a vitamina C encontrada na cabeludinha e em outras frutas desempenha um papel fundamental na produção de neurotransmissores, como a norepinefrina. Eles afetam o humor de uma pessoa, e são fundamentais para o bom funcionamento do cérebro.

4. Trata infecções urinarias:

Além disso, a cabeludinha é um purificador das vias urinárias por excelência, e ajuda a curar infecções nessa região. Não se preocupe se a cor da urina mudar um pouco ao consumi-lo, isso é normal.

5. Aliviar dores:

A cabeludinha tem um grande valor nutritivo, ela é rica em proteínas, gorduras saudáveis e minerais​​. No enanto, o caroço também tem seus benefícios, você pode moer o caroço e aplicar sobre a área afetada como uma pomada. Usar também este remédio muito eficaz para aliviar dores musculares.

6. Tratar problemas renais:

No entanto, o consumo da cabeludinha pode auxiliar no tratamento de insuficiência renal, os princípios ativos antioxidantes irão eliminar as substâncias tóxicas que deveriam ser eliminados pelos rins, que ficam retidas no sangue; essa retenção, denominada uremia, é a causa da maior parte dos sintomas próprios desta doença.

7. Saúde Geral:

Entre os princípios ativo da cabeludinha estão os taninos, matérias aromáticas e pépticas. A planta possui propriedades medicinais béquica, antidiarreica, diurética, antinefrítica, além de combater as frieiras, rachaduras e coceiras de pele, escarros com sangue, gota, reumatismo, varizes, lesões cardíacas e problemas com dilatação das veias.

8. Melhora a circulação:

O teor significativo de ferro na cabeludinha aumenta a contagem de glóbulos vermelhos no organismo, aumenta a oxigenação de tecidos e grupos musculares importantes, estimula o crescimento do cabelo, agiliza o processo de cicatrização e aumenta a eficiência metabólica.

9. Sistema imunológico:

Além disso, os níveis elevados de vitamina C e vitamina A aumentam o sistema imunológico do corpo, atuando como antioxidantes, eliminando radicais livres prejudiciais que podem mutar ou matar células saudáveis. Portanto, essas duas vitaminas impedem o envelhecimento prematuro, doenças crônicas, estimulam o desenvolvimento celular e o crescimento e aumentam a saúde e a aparência da pele.

10. Saúde digestiva:

A fibra dietética na cabeludinha ajuda a facilitar a passagem de alimentos através do trato digestivo, eliminando a constipação e outros problemas gastrointestinais. Em medicamentos tradicionais das Filipinas, foram confiadas para curar a disenteria e a diarreia, que talvez seja sua aplicação mais comum na saúde humana.

Veja Também: Os 10 Alimentos Para Melhorar sua Digestão

11. Rica em vitaminas:

Como a cabeludinha é uma fonte de vitamina A e C, ela tem um efeito antioxidante, um aliado importante na manutenção da juventude e da beleza. Por seu baixo teor de sódio, riqueza de potássio e pouca gordura é aconselhável para aqueles que sofrem de hipertensão ou distúrbios cardíacos ou vasos sanguíneos. Da mesma forma, também reduz os níveis de colesterol.

12. Contra irritação da pele:

No enanto, a polpa da cabeludinha mostrou uma habilidade notável para reduzir a inflamação e a irritação na pele, e muitas vezes é transformada em medicina alternativa como a maneira mais rápida de curar condições de pele e queimaduras.

cabeludinha

13. Saúde óssea:

Além disso, a cabeludinha é rica em cálcio. O cálcio é um dos principais nutrientes que promovem a força dos ossos e dentes. O elevado teor de cálcio que ajuda a impedir que condições tais como osteoporose e artrite reumatoide. no entanto, ela deve ser uma parte da dieta regular em todos os grupos etários.

14. Saúde ocular:

Uma das vitaminas mais importantes encontradas nesta fruta é a vitamina A, bem como outros carotenoides que ajudam a proteger o corpo. Além disso, os carotenos são essenciais para a saúde dos olhos, pois atuam como antioxidantes para reduzir ou eliminar as cataratas, além de prevenir a degeneração macular nas células oculares.

15. Prevenir a menopausa:

Durante a menopausa, a produção de estrogênio no corpo de uma mulher é diminuída. Esta queda repentina de estrógenos pode causar muitos problemas de saúde em mulheres pós-menopáusicas. Além disso, elas estão em maiores riscos de doenças relacionadas com o coração, diabetes e obesidade. Isso também pode causar depressão, alterações de humor, insônia e vários outros transtornos psicológicos.

Sair da versão mobile