Aspérula Odorífera – O que é, Benefícios e Como Usar

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Cura Natural

Aspérula Odorífera – O que é, Benefícios e Como Usar
4.9 (97.5%) 8 vote[s]

Conheça a Aspérula Odorífera, planta com propriedades medicinais, e saiba como aproveitar seus benefícios. A Aspérula Odorífera possui flores brancas em forma de estrela aparecem sobre as folhas estreitas e cerde-claras, dispostas em espiral em um caule rijo. Trata-se de uma planta que alcança até 30 centímetros de altura e que permanece verde durante todo o verão. A casca da aspérula é excelente para perfumar a roupa branca; quando seca, tem cheiro doce de feno recêm-cortado. Nos países escandinavos e na Alemanha ela é um dos ingredientes das salsichas, e na Alsácia Lorena é colocada no vinho de maio. A planta toda é mergulhada em vinho branco doce por duas semanas, o vinho se torna ligeiramente espumante. Veja tudo sobre esta planta:Aspérula Odorífera

O que é Aspérula Odorífera:

Oriunda da Europa e da Ásia Ocidental, a Aspérula Odorífera também se encontra no clima temperado da América do Norte. As suas bonitas flores brancas em forma de estrela e os conjuntos de folhas estreitas e lustrosas fazem dela uma atrativa planta de jardim durante a Primavera.

Propriedades da Aspérula Odorífera:

As substâncias mais importantes são cumarina, glicosídeo, os ácidos tânicos e as substâncias amargas que atuam como antiespasmódicos e calmantes.

Benefícios da Aspérula Odorífera:

Os principais benefícios da Aspérula-Odorífera incluem:

Tratar a Insônia, estresse, cansaço, espasmos no sistema digestivo, dor de cabeça, má circulação, depressão, problemas de menstruação, tonificante e depurativa do sangue.

Modo de uso da Aspérula Odorífera:

A Aspérula-Odorífera deve ser utilizada em forma de chá. Faça o chá da seguinte maneira: misture uma colher de chá da erva em uma xícara de água fervente e deixe descansar por 5 minutos antes de coar.

Comprar e Guardar a Aspérula Odorífera:

As plantas encontram-se à venda em centros de floricultura e em viveiros. É melhor apanhar os raminhos de Aspérula-Odorífera e guardá-los durante um ou dois dias antes de usar o aroma fica mais forte quando as folhas mudam ou secam e as folhas conservam o seu aroma se forem congeladas. Para congelar a planta, espalhe as folhas da Aspérula-Odorífera num tabuleiro e, depois de congeladas, guarde-as num saco de plástico dentro do congelador.

Como Plantar a Aspérula Odorífera:

A Aspérula-Odorífera pode ser semeada, embora seja lenta a germinar. Uma vez enraizada, propaga-se facilmente em zonas sombrias. As folhas e as flores podem ser apanhadas na Primavera e no início do Verão; em épocas posteriores do ano a fragrância é menos pronunciada.

Efeitos Colaterais da Aspérula Odorífera:

Não encontradas.

Contraindicações da Aspérula-Odorífera:

Não encontrada.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Alan Costa

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *