Ascaridíase – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos

Revisado por

Dr. Valeria Carneiro Graduada em Ginecologia e Obstetrícia!

Especialista do Cura Natural

Ascaridíase – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos que muitos não conhecem. Além disso, a ascaridíase é o resultado da infestação do helminto Ascaris lumbricoides no organismo, sendo mais frequentemente encontrado no intestino. Aproximadamente 25% da população mundial possui Ascaridíase, sendo tais ocorrências típicas de regiões nas quais o saneamento básico é precário.

Este patógeno, conhecido popularmente como lombriga, tem corpo cilíndrico e alongado, e pode chegar até 40 centímetros de comprimento. Fêmeas são maiores e mais robustas que os machos; e estes apresentam a cauda enrolada. Surpreendentemente, um único hospedeiro pode apresentar até 600 destes indivíduos.

A fêmea do Ascaris lumbricoides consegue, em um local propício, produzir até mesmo cerca de 200 mil ovos por dia. Parte destes ovos é eliminada através das fezes do hospedeiro. Quando outra pessoa entra em contato com estes ovos, seja devido a alimentos, água ou solo contaminado, por exemplo, dá-se início a um novo ciclo evolutivo.

Os ovos ingeridos caem no intestino. As larvas se soltam e rompem a parede deste órgão, em direção à circulação sanguínea. Percorrem um caminho pelo fígado, passando também pelo coração e pelos pulmões. Após atingirem várias partes do sistema respiratório, estas migram para o tubo digestivo. Lá evoluem para a forma adulta e, no período certo, reproduzem-se. Dando origem a novos ovos que serão liberados pelas fezes.

Sintomas Para Ascaridíase:

Dependendo do local em que estão, as larvas vão gerando complicações diferentes no organismo. Por apresentar um ciclo pulmonar, a Ascaridíase gera sintomas bastante característicos com os de infecções pulmonares. No final do ciclo evolutivo, ao chegarem ao intestino, estas estão em fase adulta e provocam outros sintomas. Podemos destacar complicações como:

  • Dificuldade respiratória;
  • Náuseas;
  • Vômitos;
  • Tosse seca;
  • Febre;
  • Dor abdominal;
  • Diarreia;
  • Falta de apetite;
  • Flatulência;
  • Obstrução intestinal, quando o número de vermes é grande.

Em algumas pessoas pode ocorrer de nenhum sintoma ser detectado. Em crianças, caso a contaminação da Ascaridíase seja excessiva, há até mesmo o perigo de morte. Deve-se, portanto, estar sempre atento a quaisquer sinais que o corpo possa estar enviando e realizar exames de rotina sempre que possível.

Causas Para Ascaridíase:

As pessoas ficam infectadas por ascaridíase por consumir alimentos ou bebidas contaminados com ovos da lombriga. Ascaridíase é a infecção por parasitas intestinais mais comuns. Ascaridíase está relacionada à falta de higiene pessoal e saneamento. Pessoas que vivem em lugares onde fezes humanas são usadas como adubo também estão em risco desta doença. Uma vez consumido, a eclosão dos ovos e vermes libertar imaturos chamados larvas dentro do intestino delgado. Em poucos dias, as larvas em seguida mover-se através da corrente sanguínea para os pulmões.

Ascaridíase viajam através das grandes vias aéreas dos pulmões, e são engolidas volta para dentro do estômago e alcançar o intestino delgado. Como o movimento das larvas através dos pulmões que pode causar uma forma rara de pneumonia chamada pneumonia eosinofílica. Uma vez que Ascaridíase estão de volta no intestino delgado, as larvas amadurecem em vermes adultos.

Ascaridíase adultos vivem no intestino delgado, onde eles põem ovos que estão presentes nas fezes. Eles podem viver 10-24 meses. Estima-se que 1 bilhão de pessoas infectadas em todo o mundo. Ascaridíase ocorre em pessoas de todas as idades, embora as crianças são afetadas mais severamente do que os adultos.

Tratamento Para Ascaridíase:

O tratamento para Ascaridíase inclui medicamentos que paralisam ou matar vermes parasitas intestinais, como o albendazol ou mebendazol. Estes medicamentos não deve ser utilizado para pacientes grávidas. Pamoato de pirantel é o medicamento preferido para pacientes grávidas. Se houver um bloqueio do intestino causadas por um grande número de vermes , endoscopia pode ser usado para remover os vermes. Em casos raros, a cirurgia é necessária.

Os pacientes devem ser verificados novamente em 3 meses. Trata-se de examinar as fezes para verificar se há ovos de vermes . Se os ovos estão presentes, o tratamento para Ascaridíase deve ser administrado novamente.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *