Frutas

Arando vermelho Fruta: Valor nutricional, benefícios, como usar e receitas

Por Alan Costa, em 26/02/2018 (atualizado em 27/07/2023)
arando vermelho

arando vermelho da mesma família do mirtilo, é uma espécie de baga que nasce de um pequeno arbusto com meio metro de altura. Estes frutos, que crescem de modo silvestre à beira da estrada, têm propriedades antioxidantes únicas e protegem contra as infecções urinárias, entre outros benefícios para a saúde.

arando vermelho

Os arandos vermelhos são mais facilmente encontrados frescos nos supermercados entre Novembro e Fevereiro.

A maioria dos que encontra à venda em Portugal são provenientes dos Estados Unidos da América ou do Chile. Durante o resto do ano, pode encontrá-los sob a forma de passas mas, neste caso, ainda que os benefícios sejam iguais, são muito mais calóricos porque têm uma maior quantidade de açúcares.

Para os índios norte-americanos, o arando vermelho (e o Mirtilo) era um alimento-medicamento que curava tudo, já que, por exemplo, o seu néctar era aproveitado para sarar feridas.

Valor nutricional do arando vermelho:

O arando vermelho é um alimento que pertence à categoria dos alimentos. Apenas uma porção de arando vermelho (consideramos como porção 110, ou seja, cerca de 110 gramas de arando vermelho) contém aproximadamente 51 calorias.

Se o compararmos com outros alimentos, concluímos que o arando vermelho é um dos alimentos menos calóricos , já que contém 46 calorias por cada 100 gramas, enquanto que outros alimentos como têm muitas mais calorias. 

Benefícios do arando para saúde:

1. Previne infecções urinárias:

Para prevenir infecções urinárias, deve-se utilizar o Cranberry em Cápsulas de 400 mg duas vezes por dia, com muita água, ou tomar 90 ml por dia do suco dessa fruta, na proporção de 30 g de fruta para cada 60 ml de água.

Em casos de infecção urinária ativa, deve-se aumentar a quantidade de suco para 400 a 950 ml por dia, além de tomar os antibióticos receitados pelo médico.

2. Previne placas e cáries dentárias:

Para prevenir placas e cáries nos dentes, deve-se consumir o suco de arando diluído em água, na proporção de 45 g de fruta para cada 100 ml de água.

3. Ajuda a combater o estresse:

Os compostos dos arandos vermelhos, como os flavonoides e ácidos fenólicos, têm propriedades antioxidades que ajudam a combater o estresse e a prevenir inúmeras doenças. Consuma mais arandos vermelhos!

4. Previne pedras de estruvita nos rins:

Para prevenir a formação de pedras de estruvita nos rins, deve-se consumir 1/2 xícara de arando vermelho fresco, 15 g de arando desidratado ou 90 ml do suco da fruta, na proporção de 30 g de fruta para cada 60 ml de água. Nestes casos, o consumo dessa fruta não deve ultrapassar 1 litro de suco por dia.

5. Reduz os níveis de glicêmia no sangue:

Por conter propriedades benéficas semelhantes às do Mirtilo, saiba que estas bagas têm um baixo índice glicêmico. São uma excelente opção para quem sofre de diabetes, já que ajudam a estabilizar os níveis de açúcar no sangue, evitando assim o aumento da produção de insulina.

6. Melhora o funcionamento do sistema digestivo:

Saiba que o arando vermelho contêm propriedades que impedem o crescimento de bactérias não só no sistema urinário, mas também no sistema digestivo. Deste modo, tratam e previnem problemas de estômago, cólicas, diarreia, gastroenterites e inflamações intestinais.

7. Combate doenças dos olhos:

Estudos relacionam o consumo de arando vermelho com o tratamento de alguns problemas dos olhos. Alguns especialistas afirmam que se for complementado com o consumo de betacaroteno pode melhor a visão noturna assim como a adaptação à luz.

Outros benefícios do arando vermelho para saúde:

O arando, também conhecido como arando vermelho, oxicoco, Cranberry ou amora alpina, é uma fruta utilizada para:

  • Ajudar no tratamento de infecções urinárias;
  • Prevenir a formação de pedras nos rins do tipo estruvita;
  • Reduzir o odor da urina;
  • Prevenir cáries, por evitar o acúmulo de bactérias nos dentes;
  • Prevenir gripes e resfriados, por ser rico em antioxidantes como vitamina C e flavonoides.
  • Essa fruta atua impedindo o desenvolvimento de bactérias no trato urinário, sendo eficaz principalmente na prevenção e no tratamento de infecções urinárias recorrentes

Como usar arando vermelho na cozinha:

arando vermelho o que e
  • Adicione arandos vermelhos congelados aos seus batidos. O sabor vai ser inconfundível.
  • Faça uma mistura caseira contendo frutos secos, sementes e arando vermelho seco. Uma opção de um snack delicioso.
  • Se fizer um bolo, pode colocar os arando vermelho fresco por cima a fazer de cobertura. Não só vai ter um bolo com decoração bonita, mas também vai adicionar sabor extra.
  • Se tiver por hábitos comer aveia, pode juntar ao preparado  arandos vermelhos secos. O mesmo se aplica aos cereais integrais.
  • As tartes são excelentes preparações onde pode juntar arandos vermelhos. Seja uma tarte de maçã ou frutos vermelhos, não se vai arrepender de o ter feito.

Doce de arando vermelho:

Ingredientes:

  • 500g de arando vermelho frescos,
  • 200g de açúcar,
  • sumo de raspa de 1 laranja,
  • 1 maçã pequena,
  • 125ml de água

Modo de Preparo:

  • De véspera, lave os arandos vermelhos e escorra-os. Corte-os em metades ou pique-os grosseiramente num processador de alimentos. Coloque-os num recipiente de vidro, junte o açúcar e o sumo de laranja e envolva tudo.
  • Cubra o recipiente com película aderente e guarde no frigorífico de um dia para o outro.Descasque e rale grosseiramente a maçã. Coloque-a numa caçarola juntamente com a raspa da laranja.
  • Escorra o sumo dos arandos vermelhos e deite na caçarola. Junte ½ chávena dos arandos vermelhos (reserve os restantes) e cerca de 125ml de água.
  • Cozinhe durante 15-20 minutos (vá mexendo de vez em quando com uma colher de pau). Junte o resto dos arandos vermelhos e deixe cozinhar por mais 8-10 minutos.
  • Coloque o doce em frascos de vidros esterilizados, feche-os e coloque-os de boca para baixo até arrefecerem por completo.
Sair da versão mobile