Apraxia – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Apraxia – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos
4.8 (95%) 4 votes

Apraxia – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos deste distúrbio. Além disso, a Apraxia consiste em um distúrbio neurológico caracterizado por causar perda de habilidade para realizar movimentos e gestos precisos, embora o indivíduo apresente vontade e habilidade física para tal.

apraxia

O termo foi utilizado pela primeira vez no ano de 1871, por Steinthal. crianças com esta codição não sabem quais as palavras e em que sequência elas devem ser usadas para expressar um pensamento ou ideia.

Elas também não sabem quais os sons e em que ordem devem ser colocados para formar uma palavra, nem os músculos que devem ser usados ou a parte boca que é preciso movimentar para produzir esses sons.

O que é Apraxia?

A Apraxia é uma desordem do cérebro e do sistema nervoso em que uma pessoa é incapaz de realizar tarefas ou movimentos (incapacidade de reproduzir movimentos coordenados), quando lhe é pedido, mesmo que:

  • O pedido ou ordem seja entendido;
  • O individuo esteja disposto a realizar a tarefa;
  • Os músculos necessários para executar o movimento funcionem corretamente;
  • A pessoa já tenha aprendido a realizar o movimento.

Causas da Apraxia:

A causa deste distúrbio são danos no cérebro. Sendo que os problemas mais comuns que levam a ela são:

  • Tumor cerebral
  • Doenças neurodegenerativas, que provocam uma piora gradual do cérebro e do sistema nervoso;
  • Demência;
  • AVC;
  • Traumatismo crânio-encefálico.

É comum que a condição da fala ocorra com uma outra doença chamada afasia. Dependendo da causa da Apraxia, uma série de outros problemas cerebrais ou do sistema nervoso podem estar presentes.

Sintomas da Apraxia:

Os sintomas da Apraxia da fala infantil podem ser notados a partir dos 2 anos de idade. Em geral, a criança tem uma fala bastante limitada e pouco clara.

O distúrbio caracteriza-se pela incapacidade de planejar os movimentos necessários para produzir fonemas e construir palavras, ou seja, a criança não consegue programar a sequência da fala.

Uma criança com esta condição tem o raciocínio preservado. Portanto, ela pensa no que quer dizer, mas não é capaz de converter o pensamento em palavras. O cérebro dá o comando para falar, mas o estímulo não é concluído. É como se a comunicação entre o cérebro e a boca estivesse cortada.

tratamento para apraxia

Tratamentos Para Apraxia:

As pessoas com Apraxia podem se beneficiar do tratamento de uma equipe de cuidadores, composta por: membros da família, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo. É mais indicado procurar profissionais com experiência no tratamento da Apraxia:

Tratamentos da Apraxia da fala incluem:

  • Repetir sons diversas vezes a fim de ensinar o movimento para a boca.
  • Retardar o discurso da pessoa.
  • Ensinar diferentes técnicas para ajudar na comunicação.
  • É importante ficar atento para a possibilidade da pessoa desenvolver depressão e caso desenvolva o problema, o tratamento da condição é necessário.

Nos casos de outras Apraxias é orientado:

  • Fazer com que a pessoa fique em um ambiente tranquilo.
  • Reservar um tempo para mostrar a pessoa com Apraxia como se faz uma determinada tarefa e permitir que ela tenha seu próprio tempo para realizar tal tarefa.
  • Sugerir formas alternativas de lidar com determinada tarefa pode ser interessante.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalve

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *