Angina instável – O que é, Causas e Tratamentos

Revisado por

Graduado em Ciências da Nutrição!

Especialista do Cura Natural

Angina instável – O que é, Causas e Tratamentos
4.4 (88%) 5 vote[s]

Angina instável – O que é, Causas e Tratamentos dessa doença que mata muitas pessoas no mundo. Alem disso, é uma espécie de dor no peito, provocada pela diminuição do fluxo sanguíneo para o músculo cardíaco, deixando o coração sem oxigênio suficiente para efetuar suas funções. Normalmente é caracterizado pelas sensações de: pressão no peito (aperto); enrijecimento muscular; dor no peito.

Além de atingir, geralmente, a área peitoral, podem manifestar-se também nos ombros, pescoço e braços. É uma dor que acontece repentinamente, tornando-se pior com o tempo.

O que é Angina Instável:

Esta é uma doença relativamente comum, mas, às vezes, é difícil de diferenciá-la de outros tipos de dores no peito, como as que se originam de um desconforto ou indigestão.

Apesar da angina ser uma condição de saúde caracterizada pela dor torácica, ela também pode, por vezes, ser sentida nos ombros, pescoço e braços.

Estima-se que 60% das dores torácicas não sejam originadas no coração ou pulmão, que 36% sejam originadas no sistema músculo esquelético, que 11% são anginas e, apenas 1,5% é a porcentagem correspondente ao número real de angina instável que é uma situação de emergência.

A angina instável se diferencia dos demais tipos de angina por ser uma dor que acontece repentinamente e se torna pior com o tempo.

Ela ocorre, aparentemente, sem uma causa específica, por exemplo, a pessoa pode estar descansando ou dormindo e de repente sentir os sintomas.

O agravante é que a angina instável pode levar a um ataque do coração. Por esta razão um ataque de angina deve ser tratado como uma emergência médica e, ao sentir os sintomas, o paciente deve procurar um pronto socorro.

Causas da Angina Instável:

A principal causa para angina instável são os coágulos de sangue que bloqueiam uma artéria parcial ou totalmente.

Os coágulos sanguíneos podem se formar, dissolver parcialmente e depois surgir de novo, e a angina pode acontecer a cada vez que eles bloquearem o fluxo sanguíneo na artéria.

Quando há esse bloqueio o coração é privado de oxigênio, o que causa a dor característica desta condição.

Tratamento de Angina Instável:

A Angina instável pode ser tratada com nitroglicerina e também outros medicamentos como, aspirina, betabloqueadores ou bloqueadores dos canais de cálcio.

O mais eficaz tratamento para diminuir a angina, é a combinação de medicamentos, uma maneira saudável de viver, angioplastia e ou cirurgia, quando prescrita pelo médico.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Rafael Cardoso

Com mais de 5 anos de experiência, Rafael Almeida é Graduado em Ciências da Nutrição pela Universidade Ceuma desde 2012. Atua em Atendimento Clínico-Nutricional, com foco no bem estar e qualidade de vida do paciente, através da reeducação alimentar e acompanhamento nutricional, com planos alimentares personalizados, de acordo com o objetivo e avaliação clínica individual, comprometido com o sucesso do tratamento de seus pacientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *