Doenças e Tratamentos

5 primeiros sinais de alopecia e como prevenir

Por Alan Costa, em 27/02/2018 (atualizado em 08/10/2021)
primeiros sinais de alopecia e como prevenir

A alopecia é definida como perda de cabelo, ou seja, quando o cabelo cai mais do que cresce e pode afetar apenas seu couro cabeludo ou todo o seu corpo. Pode ser o resultado de hereditariedade, alterações hormonais, condições médicas ou medicamentos. Qualquer um – homens, mulheres e crianças – pode sofrer alopecia.

primeiros sinais de alopecia e como prevenir

A calvície geralmente se refere à perda excessiva de cabelo do couro cabeludo. A  alopecia hereditária com a idade é a causa mais comum da calvície. Algumas pessoas preferem deixar sua calvície correr o seu curso sem tratamento e não encontrado.

Outros podem encobri-lo com penteados, maquiagem, chapéus ou cachecóis. E ainda outros escolhem um dos tratamentos disponíveis para evitar mais queda de cabelo e para restaurar o crescimento.

Antes de prosseguir com o tratamento da alopecia, fale com seu médico sobre a causa da alopecia e as melhores opções de tratamento.

O que é alopecia?

A alopecia refere-se a qualquer forma de perda de cabelo, queda de cabelo ou calvície em qualquer parte do corpo. Há uma variedade de causas que podem levar à perda de cabelo, embora o mais comum e natural seja o envelhecimento.

A alopecia muitas vezes não é tratada, uma vez que não é considerada uma doença, além da queda regular de cabelo também é um fenômeno natural. No entanto, isso pode levar a consequências infelizes, se o cabelo cair é mais do que o normal.

Em média, pode-se perder entre 80 a 100 cabelos por dia, dos 100.000 a 150.000 cabelos em uma cabeça adulta. Existe uma preocupação se a perda de cabelo for maior do que isso.

Principais causas da alopecia:

Existem muitas causas potenciais de alopecia. A perda de cabelo – temporária ou permanente – pode ser desencadeada por qualquer número de fatores. Estes podem incluir alergias, irritantes, toxinas, queimaduras, lesões e infecções.

Nós também sabemos que certos medicamentos (especialmente esteroides anabolizantes), insuficiência renal crônica, radiação e quimioterapia podem causar queda de cabelo. Às vezes, a perda de cabelo pode ser devido a uma sobredosagem de vitamina A, anemia ferropriva, uma glândula tireóidea defeituosa, febre, desequilíbrios hormonais ou gravidez.

Principais sintomas da alopecia:

A alopecia pode aparecer de muitas maneiras diferentes, dependendo do que está causando isso. Pode surgir de forma repentina ou gradual e afetar apenas seu couro cabeludo ou todo o seu corpo. Alguns tipos de alopecia são temporários e outros são permanentes.

Sinais e sintomas de perda de cabelo podem incluir:

1. Deslizamento gradual no topo da cabeça:

Este é o tipo mais comum de alopecia, que afeta homens e mulheres à medida que envelhecem. Nos homens, o cabelo geralmente começa a se afastar da testa em uma linha que se assemelha à letra M. As mulheres normalmente mantêm a linha do cabelo na testa, mas têm uma ampliação da parte em seus cabelos.

2. Manchas calvas circulares ou irregulares:

Algumas pessoas experimentam manchas lisas, com tamanho de moedas. Este tipo de alopecia geralmente afeta apenas o couro cabeludo, mas às vezes também ocorre em barbas ou sobrancelhas. Em alguns casos, sua pele pode ficar com comichão ou dor antes que o cabelo caia.

3. Afrouxamento repentino dos cabelos:

sinais de alopecia

Um choque físico ou emocional pode fazer com que o cabelo se solte. Podem aparecer pedaços de cabelo ao pentear ou lavar o cabelo ou mesmo depois de puxar suavemente. Este tipo de perda de cabelo geralmente causa depilação total do cabelo e manchas não calvas.

4. Perda de cabelo no corpo inteiro:

Algumas condições e tratamentos médicos, como quimioterapia para câncer, podem resultar na perda de cabelo por todo o corpo. O cabelo geralmente cresce de volta.

Diagnóstico da alopecia:

Embora a perda de cabelo possa ser muito angustiante, a alopecia por si só não é prejudicial – o dano é cosmético. Mas sempre há uma chance de que a alopecia possa ser um efeito secundário ou sintoma de alguma outra doença. Com certeza, apenas testes médicos e uma discussão completa com seu médico podem garantir o diagnóstico correto. Sempre consulte um médico se você começar a perder o cabelo.

História familiar muitas vezes dirá ao médico que tipo de alopecia uma pessoa tem. Ocasionalmente, uma biópsia de soco pode ser necessária para determinar o tipo de perda de cabelo.

Olhar para os cabelos arrancados sob um microscópio pode ajudar a diferenciar entre alopecia areata e alopecia androgênica. Outros testes podem ser feitos para verificar doenças auto-imunes como o lúpus que pode acompanhar a alopecia.

Tratamento para alopecia:

Embora não haja cura permanente para a alopecia areata, existem maneiras que podem curtir a reação autoimune do corpo no couro cabeludo e encorajar o crescimento do cabelo. As opções incluem:

como prevenir alopecia
  • Creme de cortisona aplicada nas manchas carecas ou solução de cortisona injetada nas manchas carecas para suprimir a reação imune.
  • A imunoterapia utilizando substâncias químicas como a difenilciclopropenona (também denominada diphencyprone ou DCP) ou o éster dibutílico do ácido squaric (SADBE) no couro cabeludo que podem produzir uma reação alérgica que pode neutralizar as células imunes ativadas.
  • Minoxidil tópico ( Rogaine ), que pode aumentar o crescimento do cabelo, acelerando a velocidade do ciclo natural do cabelo e aumentando o diâmetro dos cabelos que começam a crescer.
  • Anthralin (Drithocreme, Dritho-Scalp , Micanol) aplicado ao couro cabeludo, o que provoca uma irritação do couro cabeludo que pode estimular o crescimento precoce do cabelo e pode ser usado com minoxidil
  • Fototerapia com psoraleno e ultravioleta A (exposição controlada da pele afetada à luz ultravioleta)
  • Um curto curso de corticosteroides (como prednisona ) por via oral, ou raramente, por via intravenosa (através de uma veia) para pacientes adultos com extensa perda de cabelo
  • Seu tratamento depende de vários fatores, incluindo sua idade (alguns tratamentos são apenas para adultos), a quantidade de sua perda de cabelo e sua disposição para lidar com qualquer desconforto ou efeitos colaterais relacionados ao tratamento.
  • Se você tem perda de cabelo leve, você pode optar por simplesmente modificar seu penteado ou usar um pente até a área calva preencher.

Se você perdeu uma grande quantidade de cabelo no couro cabeludo, você pode escolher usar uma peruca ou um pente até seu tratamento começar a funcionar. Mas se é uma perda óbvia de cabelo de sobrancelha, você pode optar por ter injeções de pequenos pontos de pigmentos coloridos na área da sobrancelha (um procedimento chamado dermatografia). Caso você achar difícil lidar com a mudança em sua aparência, mencione isso ao seu médico ou procure um conselho de um profissional de saúde mental.

Fatores de risco da alopecia:

Uma série de fatores podem aumentar seu risco de perda de cabelo, incluindo:

  • História de família,
  • Idade,
  • Nutrição pobre,
  • Certas condições médicas, como diabetes e lúpus,
  • Estresse.

Como prevenir alopecia:

Essas dicas podem ajudá-lo a evitar tipos evitáveis ​​de queda de cabelo:

  • Coma uma dieta nutricionalmente equilibrada.
  • Evite penteados apertados, como tranças.
  • Evite torcer compulsivamente, esfregando ou puxando seu cabelo.
  • Trate seu cabelo suavemente ao lavar e escovar. Um pente de dente largo pode ajudar a evitar puxar o cabelo.
  • Evite tratamentos agressivos, como rolos quentes, ferros de curling, tratamentos com óleo quente e permanentes.
Sair da versão mobile