Os 10 Alimentos Para Normalizar o Ácido Úrico no seu Corpo

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Cura Natural

Os 10 Alimentos Para Normalizar o Ácido Úrico no seu Corpo
4 (80%) 2 vote[s]

Alimentos Para Normalizar o Ácido Úrico no seu Corpo, Alem disso, Ácido úrico é um composto criado pelo fígado a partir da metabolização das purinas, um tipo de substância presente em diversos alimentos, principalmente nos de origem animal.

Apesar disso, apenas 40% das purinas são ingeridas nos alimentos já que nosso próprio corpo é responsável pela produção dos outros 60%.

Ácido Úrico

Se você é uma pessoa saudável, o ácido úrico é facilmente eliminado na urina.

Mas, quando se tem problemas renais ou quando se ingere em excesso alimentos ricos em purinas substâncias encontradas em todas as células do corpo que, em sua fase anterior são metabolizadas como ácido úrico no organismo o organismo pode acabar não conseguindo controlar o acúmulo desse ácido.

Causas do Excesso de Ácido Úrico?

As consequências disso, como você pode imaginar, não são nada positivas para a saúde. Níveis excessivos de ácido úrico no sangue causam problemas nas articulações, como a gota; e nos rins, como formação de cálculos e até mesmo insuficiência.

De forma geral, é muito importante estar com os exames em dia para saber como anda o ácido úrico e outras taxas no sangue.

E, embora os médicos receitem remédios que atuam na normalização do tal ácido, a verdade é que uma mudança na própria alimentação ajuda bastante a voltar o equilíbrio do organismo, como você confere abaixo.

Confira alguns alimentos que ajudam a controlar o Ácido Úrico:

1. Morangos:

Também por causa da vitamina C, morangos assim como mirtilos e framboesas frescas ajudam a reduzir o ácido úrico. A fruta também ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

2. Gengibre:

Além de ser um tempero fantástico para carnes, e de ser uma ótima opção para seu chazinho à noite, o gengibre é muito bom também no controle de ácido úrico no organismo.

Além de ser diurético, o gengibre conta com propriedades anti-inflamatórias. É por isso, aliás, que essa raiz é também um ótimo aliado na hora de cuidar da garganta inflamada.

3. Café:

Estudos ainda tentam descobrir qual substância presente no café ajuda a controlar o nível de ácido úrico no organismo, mas o que já foi observado é que as pessoas que tomam café com mais frequência têm um índice menor do ácido no sangue.

4. Cenoura:

Se você precisa eliminar o excesso de ácido úrico do organismo, não pode faltar cenouras em sua dieta. Elas são alcalinizantes, ou seja, ajudam a retirar as purinas e cristais das articulações.

5. Laranja:

Rica em vitamina C, a laranja também é muito boa na redução dos cristais no sangue. Além disso, o suco de laranja natural ajuda a dissolver as pedras causadas pelo excesso de ácido úrico, colaborando para que as articulações voltem ao normal.

6. Limão:

Assim como a laranja, o limão é uma ótima fonte de vitamina C e ajuda na desintoxicação do organismo. Se você passar a consumir diariamente o limão espremido na água, em jejum, vai notar resultados significativos não só no controle do ácido úrico, mas em vários outros aspectos de sua saúde.

7. Cerejas:

As cerejas frescas são ótimas contra o excesso de ácido úrico no organismo, já que têm propriedades anti-inflamatórias.

8. Cebola:

A cebola age como depuradora no organismo, limpando as toxinas; e, consequentemente, reduzindo a hiperuricemia. Ela também é uma ótimo aliado na redução dos triglicerídeos no organismo.

9. Alho:

Esse tempero presente em nosso dia a dia também é um ótimo aliado para quem precisa controlar o ácido úrico. Ele ajuda a reduzir também o colesterol e a pressão arterial.

A má notícia, no entanto, é que para que tenha ação medicinal, o alho precisa ser consumido sozinho.

O indicado contra o ácido úrico, por exemplo, é amassar dois dentes de alho e colocá-los em um copo com água por 6 horas. Depois é só coar e tomar a mistura pelo menos três vezes ao dia.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Alan Costa

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.