Afasia de Wernicke – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos

Revisado por

Enfermeira

Especialista do Cura Natural

Afasia de Wernicke – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos
4 (80%) 4 vote[s]

Afasia de Wernicke – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos mais recomendados para lidar de forma adequada com esta condição. Além disso, as afasias são condições do cérebro que afetam as habilidades de comunicação de uma pessoa, particularmente a fala. A Afasia de Wernicke causa dificuldade em falar em frases coerentes ou na compreensão do discurso dos outros.

A afasia interfere na capacidade de uma pessoa usar ou entender palavras. A afasia não prejudica a inteligência da pessoa. As pessoas que têm afasia podem ter dificuldade em falar e encontrar as palavras “corretas” para completar seus pensamentos. Eles também podem ter problemas para entender conversas, ler e compreender palavras escritas, escrever palavras e usar números.

O que é Afasia de Wernicke:

A afasia é um distúrbio de comunicação que resulta de danos ou lesões em partes do cérebro. É mais comum em adultos mais velhos, particularmente aqueles que sofreram acidente vascular cerebral.

afasia de wernicke tratamentos

O dano geralmente está na porção posterior do hemisfério esquerdo. A compreensão é pobre e a pessoa muitas vezes produz jargão, ou palavras e frases sem sentido, ao tentar falar. Esses enunciados geralmente retém estrutura e entonação de sentenças, mas não têm significado.

A pessoa geralmente não tem consciência de como eles estão falando e pode continuar a falar mesmo quando devem pausar para permitir que outros falem (“pressionar o discurso”). A repetição de palavras e frases é fraca.

Causas da Afasia de Wernicke:

A afasia é geralmente causada por um acidente vascular cerebral ou lesão cerebral com dano a uma ou mais partes do cérebro que lidam com a linguagem. De acordo com a Associação Nacional de Afasia, cerca de 25% a 40% das pessoas que sobrevivem a um acidente vascular cerebral recebem afasia.

Ela também pode ser causada por um tumor no cérebro, cérebro infecção, ou demência tais como a doença de Alzheimer. Em alguns casos, a afasia é um sintoma de epilepsia ou outro distúrbio neurológico.

Sintomas da Afasia de Wernicke:

Quanto à fala e à compreensão, as pessoas com afasia de Wernicke podem:

  • Desconhecer os erros em seu discurso;
  • Compreender materiais visuais melhor do que palavras escritas ou faladas;
  • Interromper os outros e falar rapidamente;
  • Ter capacidade de leitura e escrita gravemente prejudicada;
  • Compõem palavras que não têm significado;
  • Ter dificuldade em repetir frases;
  • Entregar palavras em uma linha melódica normal, mesmo que o conteúdo não faça sentido
    articule suas palavras normalmente;
  • Manter habilidades cognitivas diferentes das associadas à linguagem;
  • Encadear palavras juntas para fazer frases que não fazem sentido;
  • Adicione palavras ao tentar repetir alguém.

A dificuldade com a linguagem falada não pode ser transferida para outros aspectos do funcionamento do cérebro. A afasia é diferente de uma doença como a doença de Alzheimer, em que muitas das funções do cérebro diminuem ao longo do tempo.

afasia de wernicke

Tratamentos da Afasia de Wernicke:

O tratamento para alguém com afasia depende de fatores como:

  • Posição e tamanho da lesão cerebral;
  • Causa de lesão cerebral;
  • Tipo de afasia.

Por exemplo, uma pessoa com afasia pode ter um tumor cerebral que está afetando o centro de linguagem do cérebro. A cirurgia para tratar o tumor cerebral também pode melhorar.

Uma pessoa com afasia que teve um acidente vascular cerebral pode se beneficiar de sessões com um patologista da linguagem do discurso. O terapeuta se reunirá regularmente com a pessoa para aumentar a capacidade de falar e se comunicar. O terapeuta também ensinará a pessoa maneiras de se comunicar que não envolvem discurso. Isso ajudará a pessoa a compensar as dificuldades linguísticas.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Brenda Lima

Me chamo Brenda Lima, formada em enfermagem pela EEFTESM do Rio de Janeiro desde 2016. Há alguns anos comecei a dedicar-me a produzir conteúdo para ajudar as pessoas que sofrem com uma diversidade de doenças que são oriundas da Má Alimentação. Acredito que o segredo da boa saúde é o equilíbrio, e através da boa alimentação é possível manter um corpo saudável e viver com melhor qualidade de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *