Os 17 Alimentos Para Tratar a Anemia Rapidamente

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Cura Natural

Os 17 Alimentos Para Tratar a Anemia Rapidamente
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Os 17 Alimentos Para Tratar a Anemia Rapidamente são uma forma natural de tratar esse problema. Além disso, a anemia é causada pela redução no sangue do número de glóbulos vermelhos (hemácias) que funcionam corretamente. Essas células são responsáveis por levar o oxigênio a todos os órgãos do corpo e, quando diminuem em número ou não funcionam bem, há problemas de oxigenação em todos o organismo.

Na maioria dos casos, o problema pode ser resultado de uma grande perda de sangue, da presença de parasitas intestinas ou da deficiência de ferro no organismo. A falta desse mineral pode ser suprida com a inclusão de boas opções de alimentos para anemia na dieta.

Para prevenir casos de anemia, ou mesmo durante o seu tratamento, é muito comum a recomendação de ingestão de alimentos ricos em ferro. E esse nutriente pode ser facilmente encontrado na natureza em diferentes concentrações. Por isso, é possível variar bem o cardápio e, ainda assim, garantir o suprimento necessário desse mineral.

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Pessoas acima dos 65 anos mais propensos a dietas pobres em ferro, pessoas que têm insuficiência renal (especialmente se eles estão em diálise, uma vez que existe dificuldade na formação de glóbulos vermelhos) e pessoas com dificuldade para absorver ferro. Então, confira agora os 17 Alimentos Para Tratar a Anemia Rapidamente:

1. Melaço

Uma colher de sopa de melaço contém 3,2 mg de ferro, por isso, pode ser um ótimo alimento para ser consumido no dia a dia. Você pode adicionar melaço na preparação de alguns pratos e aumentar sua ingestão diária de ferro.

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2. Mel:

O mel é um alimento saudável para o corpo inteiro e possui bons índices de ferro. A cada 100 gramas de mel existe cerca de 0,42 mg de ferro. Além disso, o mel também contém cobre e magnésio, que vai ajudar no aumento da hemoglobina do corpo.

3. Espinafre:

Espinafre é um vegetal muito popular que deve estar presente na lista de alimentos bons para Tratar a Anemia. Ele é uma rica fonte de cálcio, vitaminas A, B9, E e C, ferro, betacaroteno e fibras. O espinafre pode ajudar na saúde geral do seu corpo. Verifica-se que metade de uma xícara de espinafre cozido contém 3,2 mg de ferro, o que representa cerca de 20% da exigência de ferro diária para o corpo.

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4. Pão integral:

Uma fatia de pão integral contém cerca de 6% de do teor diário de ferro necessário para o corpo. É uma boa fonte de ferro e irá ajudar o organismo a combater a deficiência do mineral de forma eficaz e Tratar a Anemia.

5. Feijões da soja:

O feijão é uma grande fonte de ferro e vitaminas. A soja é um dos grãos que mais contêm ferro, possui baixo teor de gordura e boas doses de proteína, porém possui o ácido fítico, que impede a penetração do ferro.

6. Romã:

A romã é uma das frutas que mais contêm ferro e vitamina C, e por isso é um dos alimentos bons para anemia. Ajuda a melhorar o fluxo de sangue no corpo e também é muito eficaz para Tratar a Anemia, como fraqueza, tonturas, cansaço e até mesmo perda de audição.

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7. Ovos:

Os ovos são uma fonte rica de proteínas e contêm uma grande quantidade de antioxidantes. Um ovo grande contém 1 mg de ferro e, portanto, o consumo de um ovo todos os dias vai ajudar a Tratar a Anemia.

8. Maçã:

As maçãs são conhecidas por ajudar a impulsionar os níveis de ferro no organismo e Tratar a Anemia. A vitamina C na maçã ajuda o corpo a absorver o ferro. Sabe-se que a cada 100 gramas de maçã existe 0,12 mg de ferro. Você pode consumi-la com casca na forma natural, em sobremesas, molhos agridoces ou em suco.

9. Peixes:

Peixes também são alimentos bons para anemia, uma vez que contêm bastante ferro. Alguns dos peixes mais populares como salmão, atum, bem como frutos do mar como mexilhões e ostras, são ricos em ferro. As ostras do pacífico contêm 7,2 mg de ferro a cada 100 gramas.

10. Nozes:

As nozes são alimentos bons para Tratar a Anemia, pois são ótimas fontes de ferro e te ajudam a aumentar facilmente os níveis do mineral em seu corpo. O pistache é a melhor fonte de ferro, já que contém 15 mg de ferro em 100 gramas. Você pode carregar um punhado de pistache e damasco na bolsa e consumir nos intervalos entre as refeições, no lanche da manhã ou da tarde.

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11. Tomate:

A vitamina C é o principal ingrediente presente no tomate, juntamente com o licopeno. A vitamina C nos tomates ajuda na fácil absorção do ferro. Tomate também é rico em betacaroteno e vitamina E e, consequentemente, ajuda na manutenção e saúde do cabelo e da pele.

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12. Manteiga de Amendoim:

A manteiga de amendoim é uma rica fonte de ferro. Tente incluir manteiga de amendoim em sua dieta diária. Se você não gosta do sabor, pode pensar em comer um punhado de amendoins torrados todos os dias, pois da forma natural eles também são alimentos bons para Tratar a Anemia.

13. Carne Vermelha:

Algumas carnes ou partes específicas da carne possuem alto teor de ferro, como coração, rins, fígado e as carnes vermelhas de uma forma geral. É também uma grande fonte de vitamina B12.

14. Beterraba:

Devido ao alto teor em ferro, a beterraba também é ótima para combater a anemia. Uma boa forma de a utilizar é misturando este vegetal nas saladas ou então fazer sucos, que devem ser tomados diariamente. Veja como fazer suco de beterraba.

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15. Feijão Preto:

O feijão preto é rico em ferro, mas para melhorar a sua absorção, é importante acompanhar a refeição de feijão preto, com suco de frutas cítricas por exemplo, porque estas frutas são ricas em vitamina C que melhora a absorção do ferro e ajuda a Tratar a Anemia.

16. Aveia:

Duas colheres de sopa de aveia podem oferecer até 4,5 mg de ferro para o organismo. É recomendável adquirir farinha de aveia fortificada, já que ela tem uma quantidade extra de vitaminas do complexo B.

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17. Leguminosas:

As leguminosas são uma das maiores fontes naturais de ferro, por isso são chaves para Tratar a Anemia. O feijão, a lentilha, a soja, o grão de bico, entre outros, oferecem até 5 mg de ferro em uma xícara.

O conteúdo deste artigo foi extraído do www.saudedr.com.br que é um site de informações sobre emagrecimento saudável e diversas dicas sobre saúde.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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INFORMAÇÃO DO AUTOR: Alan Costa

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

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